Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Uma calçada de Nova Iorque escondia um tesouro arqueológico



Quantas dezenas de milhar de passos terão sido dados sobre ele...


Uma calçada de Nova Iorque
escondia um tesouro arqueológico
[ arqueologia ]
Nova Yorque, Estados Unidos da América

- - - - -

Tesouro arqueológico encontrado sob calçada de Nova Iorque
Trabalhadores que instalavam tubagens subterrâneas no distrito financeiro de Nova Iorque encontraram um «tesouro arqueológico» de mais de cinco mil objectos pessoais que datam do início do século XIX, informou o site DNAinfo.
Entre os artigos, descobertos em Outubro sob os alicerces de um antigo porão da rua Fulton, destacam-se uma escova de dentes de osso, uma moeda de cobre de meio centavo e pratos de porcelana chinesa importada, segundo Alisa Loorya, membro do grupo de arqueólogos que desenterrou as peças.
Alisa declarou ao DNAinfo que a descoberta «ajuda a recriar uma imagem de como foi aquela época histórica» e afirmou que os objectos pertenceram a uma família rica que os abandonou após se mudarem de casa por volta de 1825.
É possível que os objectos fossem propriedade dos Van Cortlandt, uma dinastia de origem holandesa que descende de Stephanus van Cortlandt (1643-1700), o primeiro autarca nativo da ilha de Manhattan, quando esta ainda era domínio colonial dos Países Baixos e se chamava Nova Amesterdão.

(…)
Fonte: Diário Digital


- - - - -

fotografia de abertura - A Quinta Avenida de Nova Iorque em 1898 - do sítio internet Brooklyn « Ephemeral New York a quem agradecemos.

Sem comentários: