Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A origem das pedras de Stonehenge tem nova teoria




A origem das pedras de Stonehenge
tem nova teoria
[ arqueologia ]
Stonehenge, Inglaterra

- - - - -

Nova teoria sobre as origens das pedras de Stonehenge
Investigação do Museu Nacional do País de Gales e da Universidade de Leicester
Investigadores acreditam que pedras
vieram de Craig Rhos-y-felin, perto de Pont Saeson
A origem exacta das pedras que compõem Stonehenge, um dos mais famosos monumentos megalítico da Idade do Bronze que se situa em Salisbury, condado de Wiltshire, sul da Inglaterra, tem sido uma incógnita. Uma equipa de investigadores do Museu Nacional do País de Gales e da Universidade de Leicester acredita ter localizado a fonte.
Uma das hipóteses mais aceites até agora é a de que as rochas são originárias das colinas Preselli. A nova investigação diz que estas vêm Craig Rhos-y-felin, perto de Pont Saeson. O director do museu, Richard Bevin, acredita que esta descoberta ajudará a averiguar como se transportaram as pedras.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - o monumento megalítico Stonehenge, planície de Salisbury, condado de Wiltshire, Inglaterra - do sítio internet Wikipédia © Frédéric Vincent a quem agradecemos.

Sem comentários: