Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Em nome das artes ou em nome dos públicos? - 3E - equipas, ética e erro - refletindo sobre alguns conceitos da mediação cultural




Em nome das artes ou em nome dos públicos? - 3E - equipas, ética e erro
refletindo sobre alguns conceitos da mediação cultural
[ conferência ]
13 a 15 Dezembro 2011
Culturgest

- - - - -


EM NOME DAS ARTES OU EM NOME DOS PÚBLICOS? - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL NA CULTURGEST
Realiza-se nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, no Pequeno Auditório da Culturgest, a Conferência Internacional "Em nome das artes ou em nome dos públicos? - 3E - equipas, ética e erro: refletindo sobre alguns conceitos da mediação cultural". Serão três dias preenchidos com debates abertos ao público, mesas redondas e workshops orientados por artistas. De que modo os museus e os centros culturais estão a lidar com as exigências e as necessidades dos seus públicos? A emancipação dos públicos é... [+]


- - - - -

Em nome das artes ou em nome dos públicos é o título de uma conferência internacional no âmbito dos museus e da educação, uma das áreas com mais dinamismo na cena museológica portuguesa na actualidade. O evento é organizado pela Culturgest (Lisboa) e realiza-se a 13, 14 e 15 de Dezembro de 2011 (terça, quarta e quinta-feira).
Os oradores convidados são figuras conhecidas do panorama nacional, mas o programa conta também com algumas personalidades bem conhecidas internacionalmente. John Falk é uma delas. Quem nunca ouviu falar dos livros de Falk: “Museum Experience” (1992) (com Lynn D. Dierking) ou “Learning from museums: visitor experiences and the making of meaning” (2000) (também com Lynn D. Dierking)? O programa é certamente promissor!
Sobre a conferência:
De que modo os museus e os centros culturais estão a lidar com as exigências e as necessidades dos seus públicos? A emancipação dos públicos é verdadeiramente promovida ou é sobre a falta dela que se constrói a mediação cultural na actualidade? Que grau de partilha e de participação é solicitado aos públicos dos museus? É a interpretação do público uma forma de completar o objecto artístico? E onde começa a prática artística com comunidades e termina a mediação cultural? É o mediador cultural um agente isento e transparente ou a sua presença condiciona a interpretação dos objectos? Partilha com os seus públicos dúvidas honestas ou, na maior parte das vezes, já tem as respostas?
Sem deixar de indagar mas sem respostas à vista, convidámos artistas, filósofos, críticos e profissionais de museus de diferentes países para, em conjunto com o público, reflectirem sobre a importância e a validade da mediação cultural nos espaços museológicos da actualidade. Para mote de discussão de cada dia elegemos os conceitos de equipa, ética e erro.
Às equipas nos museus devemos o reconhecimento de serem a alma comunicante da maior parte das instituições. À ética devemos a reflexão constante sobre as formas de captação e comunicação com os públicos. Ao erro devemos o privilégio da aprendizagem e do crescimento constantes.
E porque acreditamos na riqueza da comunicação sem rede, optámos por correr o risco de apresentar três dias preenchidos com debates abertos ao público, mesas redondas com um só porta-voz, speed meetings e workshops orientados por artistas.
Pode encontrar mais informações no site da Culturgest (programa, inscrição):


- - - -

Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest
Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos
Rua Arco do Cego, Piso 1, 1000-300 Lisboa t. 21 790 51 55 / 21 790 54 54 / f. 21 848 39 03
metro - Campo Pequeno / autocarros - 7, 21, 22, 35, 36, 40, 44, 45, 49,
54, 56, 83, 90, 91, 727, 732, 738 e 767
38° 44'’27.14" N / 9° 8'’34.23" W [ dados GE ]

fotografia de abertura do sítio internet Guia Brasileiro de empresas no exterior a quem agradecemos.
fotografia da Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest do sítio internet Ask me Lisboa - Web Oficial do Turismo de Lisboa (Portugal) a quem agradecemos.

Sem comentários: