Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Castanheiro de Guilhafonso em perigo




Castanheiro de Guilhafonso em perigo
[ património ]
Pêra do Moço, Guarda

- - - - -

Ex.mos Senhores,
Preocupadas com o destino do castanheiro de Guilhafonso, no concelho da Guarda, árvore classificada como de interesse público desde 1971, as Associações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza apelam à rápida intervenção da Autoridade Florestal Nacional, no sentido de salvaguardar este património natural de valor incalculável.
Segue, em anexo, de forma mais detalhada, a nossa pretensão na forma de um comunicado conjunto, enviado a diversas instituições públicas, incluindo a Câmara Municipal da Guarda e a Junta de Freguesia de Pera do Moço, bem como a diversos órgãos de comunicação social.
Subscrevo-me com os melhores cumprimentos, na esperança de que este assunto merecerá, da vossa instituição, uma resposta célere e eficaz.
Ricardo Nabais

em anexo:

As associações Transumância e Natureza e Árvores de Portugal vem, por meio deste comunicado, demonstrar a sua preocupação com os relatos que apontam o majestoso castanheiro de Guilhafonso, na freguesia de Pera do Moço, concelho da Guarda, como estando a sofrer de um acelerado processo de degradação.
Confiantes que as causas para esse fenómeno possam ser revertidas, com a intervenção pronta de técnicos especializadas em fitopatologias relacionadas com esta nobre espécie, as ditas associações apelam à urgente intervenção da Autoridade Florestal Nacional, uma vez que estamos perante um espécime classificado como sendo de interesse público, desde 27 de outubro de 1971. 
De igual modo, uma vez que a árvore está localizada em espaço público, apelamos igualmente à intervenção da Junta de Freguesia de Pera do Moço e da Câmara Municipal da Guarda, no sentido de se envolverem diretamente na procura de uma solução para este caso, nomeadamente através da cobertura dos custos financeiros que a intervenção na árvore possa exigir. 
Estamos confiantes que as ditas instituições públicas saberão estar à altura das suas responsabilidades e zelar pela proteção de um património natural contemporâneo da Era dos Descobrimentos.
Algodres, 28 de novembro de 2011 
Associação Transumância e Natureza
Associação Árvores de Portugal

fonte Ricardo Nabais

- - - - -

fotografia de abertura - o quinhentista Castanheiro de Guilhafonso - do sítio internet Árvores de Portugal a quem agradecemos.

Sem comentários: