Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Descobertas pinturas do séc. XV na Capela de S. Marcos




Descobertas pinturas do séc. XV
na Capela de S. Marcos
[ arte ]
Capela de São Marcos, Carvalhal do Côa

- - - - -

CAMPANHA DE RESTAURO DEIXA A DESCOBERTO PINTURAS DO SÉC. XV
Os trabalhos de restauro, recentemente iniciados na Capela de S. Marcos, na Aldeia de Carvalhal do Côa, na Freguesia de Badamalos, Sabugal (Guarda), deixaram a descoberto 2 pinturas datadas, possivelmente, do séc. XV.
A intervenção na capela, levada a cabo pela empresa ATELIER SAMTHIAGO®, previa o tratamento da talha, tendo a sua desmontagem posto a descoberto as pinturas que estavam há largos séculos escondidas sob as referidas estruturas retabulares. Apesar da passagem do tempo, as pinturas encontram-se em bom estado de conservação, sendo ainda possível uma leitura fiel dos motivos figurativos.
Trata-se de uma descoberta importante, quer em termos regionais, onde escasseiam os vestígios de tal técnica, quer mesmo a nível nacional, dado o bom estado de conservação apresentado. A descoberta mereceu a melhor atenção, quer por parte dos habitantes da aldeia, quer por parte das instituições de tutela, devendo agora ser alvo de um estudo aprofundado, para caracterização e interpretação.
O estudo da pintura prosseguirá, tal como o normal desenrolar dos restantes trabalhos de conservação e restauro.


ATELIER SAMTHIAGO – RESTAURO DE BENS HISTÓRICO-ARTÍSTICOS
Alvara INCI 62754 - RESTAURO DE BENS HISTÓRICO-ARTÍSTICOS 
Tel. 00351 258 825 385 | email. geral@samthiago.com| url. www.samthiago.com 
VIANA DO CASTELO - PORTUGAL


- - - - -

vista aérea de Carvalhal do Côa
40° 28' 8.69" N / 6° 57' 50.80" W [ dados GE]

fotografia de abertura - Festas em honra de São Marcos na aldeia de Carvalhal do Côa - do sítio internet Labirintos e Caminhos a quem agradecemos
fotografia aérea do sítio internet Bing maps

Sem comentários: