Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Inventário Nacional do Património Imaterial: Desafios e Perspectivas




Inventário Nacional do Património Imaterial
Desafios e Perspectivas
[ colóquio ]
12 Dezembro 2011, 09h30 às 16h45
Museu Nacional de Etnologia, Lisboa

- - - - -


No próximo dia 12 de Dezembro realiza-se o colóquio “Inventário Nacional do Património Imaterial: Desafios e Perspectivas”. Merece particular destaque a mesa-redonda que inclui os participantes da Comissão para o PCI.
A organização é do departamento do PCI do IMC. A entrada é livre e sujeita à capacidade do auditório do Museu Nacional de Etnologia.
Sobre o colóquio:
A concretização deste primeiro processo de registo no Inventário Nacional assume um particular significado no recente trajecto de salvaguarda e valorização do património imaterial em Portugal, sendo expressão simultânea: do trabalho desenvolvido pelo Instituto dos Museus e da Conservação como organismo de referência para esta área desde 2007; do trabalho desenvolvido pela Comissão para o Património Cultural Imaterial, desde a sua entrada em funções em inícios de 2011; do cumprimento, por parte do Estado Português, de uma das suas obrigações fundamentais decorrente da ratificação da “Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial” (UNESCO, 2003), relativa à criação de inventários do PCI.
(Fonte: site do IMC)
Mais sobre o programa no site do IMC: http://www.imc-ip.pt/


- - - - -





Museu Nacional de Etnologia
Avenida Ilha da Madeira 1400-203 Lisboa
t. 21 304 11 60 / 9 / f. 21 301 39 94
38° 42' 19.04" N / 9° 12' 27.45" W [ dados GE ]

fotografia de abertura- preparos para a Procissão em honra de Nossa Sra. dos Navegantes nas Festas do Mar em Cascais -  do sítio internet umafotopordia © Mário Martins a quem agradecemos.
fotografia do Museu Nacional de Etnologia do sítio internet Museu Nacional de Etnologia a quem agradecemos.

2 comentários:

João Menéres disse...

Os Pauliteiros de Miranda não deviam ser ignorados.

Unknown disse...

Completamente de acordo... :)

Cumprimentos,

J A Baptista