Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Khoisan são descendentes directos dos primeiros humanos modernos




Khoisan são descendentes directos
dos primeiros humanos modernos
[ antropologia ]
África

- - - - -

Khoisan são os descendentes directos dos primeiros humanos modernos

Investigadores identificaram os seis genes-chave para o desenvolvimento do crânio e do cérebro

Mulher Khoisan (créditos: Lisa Gray)

O genoma de 220 pessoas de 11 populações subsarianas, o maior estudo africano realizado até agora, confirma que os Khoisan (nome unificado de dois grupos étnicos do sul de África) ou bosquímanos são descendentes em linha directa dos primeiros humanos modernos, que evoluíram no sul do continente africano há mais de 100 mil anos.

Já se sabia que esta era a população com a maior diversidade genética do mundo. Mas este estudo identifica os seis genes-chave para o desenvolvimento do crânio e do cérebro, que foram objecto de selecção 'darwiniana' naquela época e que, provavelmente, criaram a anatomia humana moderna num prazo relativamente curto. Outros fenómenos genéticos posteriores, subjacentes às adaptações da população ao seu ambiente, definiram a potência muscular, a protecção contra os raios ultravioleta e a resposta imunológica contra infecções. Os resultados estão publicados na «Science».
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

Sobre os Khoisan veja em Wikipédia

fotografia de abertura - carapaça de tartaruga usada com fins ornamentais e aromáticos pelos Khoisan, e que é também um símbolo de fertilidade feminina - do sítio internet drifttherapy - The healing art of fragrance, a quem agradecemos.

Sem comentários: