Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Restauro de pintura do século XIX termina em desastre



Muito se falou já sobre este assunto, mas decidimos destacá-lo também no nosso blogue, porque achamos que é lamentável e incompreensível, inaceitável, que um leigo possa ter acesso a uma obra artística e destruí-la, sem que alguém se aperceba e intervenha antes do mal estar feito. Mesmo tratando-se de uma obra de pouco valor artístico, ela tinha uma história para contar. Era uma memória!


Restauro de pintura do
século XIX termina em desastre
[ arte ]
Borja, Espanha

- - - - -

Restauro de pintura do século XIX termina em desastre


Uma senhora de 80 anos quis recuperar uma obra de arte do século XIX, que decorava as paredes de uma capela em Borja, Espanha, mas acabou por destrui-la completamente. A situação surpreendeu a Câmara Municipal e os outros vizinhos da autora espontânea do restauro. Ainda não se sabe se a obra poderá ser recuperada.
(…)
A obra tinha sido doada por Elías García Martínez à cidade de Borja, onde costumava passar férias e, actualmente, é gerida pelo Centro de Estudos Borjanos (CEB).“Costumavam vir aqui passar as férias. Durante um Verão, o artista realizou o retrato e deixou-o à comunidade”, afirmou Ojeda. Os familiares do autor ainda mantêm ligações à cidade. Dois dos seus filhos são também artistas e o outro casou nesta localidade espanhola e continua a viver lá
(…)

Fonte: Público
Artigo Completo 

http://www.publico.pt/Cultura/restauro-espontaneo-de-pintura-do-seculo-xix-acaba-em-desastre--1559914

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

Saiba mais em G1 - O portal de notícias da Globo

Cecília Jimenez, barbeira e ‘restauradora’ de Borja, Espanha

fotografia de abertura - moradores e turistas amontoam-se na Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, para observar e fotografar o «Ecce Homo», afresco pintado no séc. XIX por Elías García Matínez, ‘restaurado’ pela D. Cecília - do sítio internet Folha de S. Paulo - Fotografia, a quem agradecemos.
fotografia de Cecília Jimenez do sítio internet Worldwide Leader in Chinese Contemporary Art Information, a quem agradecemos.

Sem comentários: