Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Neandertais ornamentavam-se com penas de aves




Neandertais ornamentavam-se com penas de aves
[ arqueologia ]
Gibraltar

- - - - -

Neandertais ornamentavam-se com penas de aves

Estudo analisou restos de esqueletos de aves de três grutas de Gibraltar

Neandertal pode ter utilizado penas como ornamento

Nos últimos anos, as investigações sobre o homem de Neandertal têm revelado que estes parentes do homem moderno possuíam pensamento simbólico. Um novo estudo, agora publicado na «PLoS ONE», vem corroborar essa hipótese: os Neandertais terão utilizado penas com fins ornamentais.

A investigação centra-se na análise de esqueletos de 21 espécies de aves encontrados em três grutas em Gibraltar (o pequeno território britânico no sul de Espanha). A análise demonstrou que de 124 indivíduos, pelo menos 18 apresentavam nas suas asas marcas de ferramentas e de dentes de Neandertais.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

Sobre o Homem-de-Neandertal veja em Neanderthal Museum, em História do Mundo, em Wikipédia, e em Wikipedia [ inglês ]

fotografia de abertura - vista semi frontal dum crânio de Homo Neanderthalensis [ 30.000 - 50.000 anos ] descoberto em Gibraltar; American Museum of Natural History - do sítio internet Wikipedia © Anagoria, a quem agradecemos.

Sem comentários: