Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

3D traz à vida monstro pré-histórico




3D traz à vida monstro pré-histórico
[ paleontologia ]

- - - - -

Monstro pré-histórico trazido à vida em 3D

Reconstrução tridimensional de molusco com 390 milhões de anos

Molusco pertence à espécie Protobalanus spinicoronatus

Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas, em Austin (EUA) – em colaboração com uma empresa dinamarquesa, especializada em criar bonecos e modelos de animais vivos e já extintos –, fez uma reconstrução tridimensional (3D) de um molusco pré-histórico, baseando-se num fóssil.

O animal corresponde a um ‘multiplacaphoran’ (da espécie Protobalanus spinicoronatus) com cerca de três centímetros, tem formato oval e vivia em ambientes marinhos. O fóssil a partir do qual se baseou a recriação tem mais de 390 milhões de anos e foi descoberto em 2001 em Ohio e doado ao Museu de História Natural de Cincinnati.
(...)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - um Quíton [ Polyplacophora ] que, segundo os investigadores, é um parente actual do ‘monstro’ aqui mencionado - do sítio internet FAQBIO - Apoio ao Estudo de Biologia, a quem agradecemos.

Sem comentários: