Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 22 de setembro de 2012

Escavações deixam a descoberto monumento pré-histórico




Escavações deixam a descoberto
monumento pré-histórico
[ arqueologia ]
Moitas, Proença-a-Nova

- - - - -

Escavações deixam a descoberto monumento pré-histórico

Escavações arqueológicas na freguesia de Moitas, em Proença-a-Nova, deixaram a descoberto a Anta do Cão do Ribeiro, monumento pré-histórico, construída há cerca de quatro mil anos, anunciou hoje o município. Os trabalhos decorreram em julho e agosto, terminaram na quinta-feira e deverão ser retomados em outubro.
(…)
O campo arqueológico resultou de uma parceria entre a Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT) e o município de Proença-a-Nova.
A equipa responsável trouxe à luz do dia um monumento formado “pela câmara dolménica, corredor, átrio de acesso e aterro construído para cobrir a cripta, com uma massa que parece argila e será analisada pelo laboratório Hércules, na Universidade de Évora”, refere o município.
Para além da anta, foram recolhidas setas, lâminas e pedaços de cerâmica que serão sujeitos a análises para deteção de vestígios de gordura, para “averiguação de um eventual uso na alimentação”, sublinha João Caninas, membro da AEAT.
Após a conclusão dos trabalhos, em outubro, está prevista a sinalização no monumento pré-histórico no percurso pedestre em que está integrado.


fonte Pportodosmuseus

- - - - -

Saiba mais em Município de Proença-a-Nova, em Últimas notícias de Portugal e do mundo > TVI24, e em Boas Notícias

fotografia de abertura - arqueólogos a trabalhar na Anta do Cão do Ribeiro - do sítio internet A Bola, a quem agradecemos.

Sem comentários: