Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Identificado o dinossauro vegetariano mais pequeno da Península Ibérica




Identificado o dinossauro vegetariano
mais pequeno da Península Ibérica
[ paleontologia ]
Galve, Espanha

- - - - -

Foi identificado o dinossauro vegetariano mais pequeno da Península Ibérica

Gideonmantellia pesava apenas 20 quilos

Os restos do Gideonmantellia
(Imagem: Aragosaurus-Iuca)

Uma equipa da Universidade de Zaragoza (Espanha) identificou o dinossauro vegetariano mais pequeno da Península Ibérica, com dois metros de altura e apenas 20 quilos, baseada em fósseis encontrados em 1982, em Galve, província espanhola de Teruel.

O animal, baptizado de Gideonmantellia – uma homenagem ao naturalista britânico Gideon Mantell, pela sua investigação pioneira em saurópodes –, foi descrito e analisado pelo grupo de investigação Aragosaurus-Iuca, que se centrou na análise de 104 restos fossilizados.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - reconstrução do Gideonmantellia [ nomeado «El Hipsi de Galve» no Museu de Galve, onde se encontra ] - do sítio internet Universidad de Zaragoza, a quem agradecemos.

Sem comentários: