Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Índios do Paleolítico tinham indústria pesqueira desenvolvida



Índios do Paleolítico tinham

indústria pesqueira desenvolvida

[ arqueologia ]

Estados Unidos da América


Índios do Paleolítico tinham indústria pesqueira desenvolvida


Artefactos encontrados mostram que nem todos se deslocaram para o interior


Alguns dos artefactos encontrados (Foto: Universidade de Oregon)


A descoberta de uma grande variedade de utensílios de pesca e caça marinha com 13 mil anos, nas ilhas do Canal do Norte da Califórnia, revelou que os humanos do final do Paleolítico comiam uma grande diversidade de animais marinhos e que desenvolveram uma indústria pesqueira muito sofisticada.


Um trabalho publicado na revista "Science" por investigadores da Universidade de Oregon e do Instituto Smithsonian, nos EUA, descreve a configuração e o estilo de vida dos paleo-índios e da cultura Clovis, que se estenderam pelo interior da América do Norte, à procura de animais de grande porte, como os mamutes.


Agora sabe-se que nem todos foram explorar as grandes planícies, mas que também ficaram na costa e que esta rota litoral foi a que os levou mais facilmente até ao sul.


As escavações de Jon Erlandson e da sua equipa nas ilhas de Santa Rosa e San Miguel trouxeram provas de que os seus ocupantes primitivos caçavam aves e mamíferos marinhos, bivalves e peixes. O rol de objectos descobertos incluia pontas de flecha feitas de espinhas, pedras em forma de lua crescente e ferramentas de pedra que se assemelhevam a outros artefactos encontrados noutros sítios do interior, associados a ecossistemas de lagos glaciares.


Jon Erlandson (Foto: Universidade de Oregon)


Indústria sofisticada


Na época destas populações indígenas primitivas, as duas ilhas estavam a vários quilómetros da costa, pelo que se acredita que estes primeiros colonizadores tinham algumas habilidades como marinheiros.


Contudo, para os cientistas, o mais surpreendente é o facto de estes indígenas terem utilizado artefactos feitos com restos de crustáceos, focas, aves marinhas e peixes. "Alguns são tão delicados que podem ter sido usados para caçar na água", assegurou Erlandson, que investiga esta zona há 30 anos. Acrescentou que alguns são "ultra-finos", o que demonstra a "grande sofisticação na indústria marinha" destes povos.


As escavações decorreram em três lugares diferentes. No entanto, a maioria dos materiais ainda está abaixo do nível do mar, que, há 13 mil anos, era 60 metros inferior. Além disso, estas populações passavam a maior parte do seu tempo em praias e zonas baixas costeiras que hoje estão submersas.


Erlandson e a sua equipa comprovaram que os utensílios eram semelhantes aos que também foram encontrados na costa do Pacífico, Japão e na América do Sul. Alguns são pedras em forma semi-circular que eram capazes de matar aves durante o voo, tal como acontece com uma espingarda.


"As implicações da tecnologia e da exploração pesqueira são magníficas. Indicam que houve estratégias de subsistência muito primitivas nestas costas e nas ilhas com todo o tipo de animais, incluíndo pinípedes e até um pato extinto", explicou o co-autor Torben C. Rick, do Instituto Smithsonian.


Depois de estas descobertas, a equipa propôs-se a um novo desafio: encontrar depósitos ainda mais primitivos que atrasem alguns milénios a migração costeira no norte do continente americano.


- - - - -


fonte Ciência Hoje


imagem de abertura do sítio internet Hormiga.org a quem agradecemos.


Sem comentários: