Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 19 de março de 2011

Múmia molhada preservada durante 600 anos


panorama da cidade de Taizhou, China


Múmia molhada preservada durante 600 anos

[ arqueologia ]

China


Múmia molhada preservada durante 600 anos


O corpo foi encontrado intacto num caixão de madeira dentro de água



Com sobrancelhas, cabelo, e a pele ainda intactos depois de mais de 600 anos, uma múmia chinesa manteve-se este tempo todo excepcionalmente bem preservada depois de séculos dentro de um caixão inundado de água, segundo publicou a National Geographic.


O corpo foi retirado de um caixão de madeira no início do corrente e foi acidentalmente descoberto num túmulo por trabalhadores da estrada, perto da cidade de Taizhou. As múmias molhadas sobrevivem bem por causa das condições anaeróbicas (sem oxigénio) usadas nos enterros

A publicação cita o arqueólogo Victor Mair, da Universidade da Pennsylvania, que explica: “Na água que verteu para dentro do caixão existia pouco oxigénio e, por isso, menos bactérias que normalmente são as responsáveis pela decomposição do corpo”.


Ao contrário das antigas múmias egípcias, o cadáver – provavelmente da dinastia Ming (1368 to 1644) – foi preservado acidentalmente, já que não existem evidências de que os chineses mumificavam intencionalmente os seus mortos. Segundo o arqueólogo, o contributo apenas se deveu a um ambiente propício.


- - - - -


fonte Ciência Hoje


fotografia de abertura do sítio internet The Luxury Hub a quem agradecemos.


Sem comentários: