Franz Joseph Haydn [ 1732 — 1809 ]
As Estações de Haydn
[ concerto ]
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Coro Sinfónico Lisboa Cantat
20 Março 2011, 17h00
Grande Auditório do CCB, Lisboa
As Estações de Haydn
MARÇO 20
Domingo, 17h00, Grande Auditório do CCB
Co-produção: CCB | Metropolitana
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Coro Sinfónico Lisboa Cantat
Mark Padmore tenor
Dietrich Henschel barítono
Marlis Petersen soprano
Theodor Guschlbauer direcção musical
Joseph Haydn — As Estações
Ao escrever as suas "As Estações", Haydn deu à história da música uma partitura gloriosa, composta por partes corais imponentes, admiráveis representações sonoras dos «humores» da natureza, recitativos certeiros e árias lindíssimas. É uma oratória com quatro partes, que percorre o ciclo das quatro estações do ano, e que ocupa uma posição de destaque no legado do compositor austríaco. É também uma obra charneira na História da Música. Datada de 1801, carrega todas as referências do passado mas anuncia também muito do que viria por diante. A experiência do compositor, na altura com sessenta e nove anos de idade, permite recriar com mestria as principais técnicas de escrita consolidadas pela tradição. Porém, o que daí resulta é em cada instante surpreendente. De certa forma, é uma lição de vida, sobre a vida. Ainda hoje o é, mais de duzentos anos passados.
Em Dezembro de 2009, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Coro Lisboa Cantat interpretaram com grande sucesso no Grande Auditório do CCB a outra oratória de referência composta por Haydn, A criação. Também nessa ocasião a direcção musical foi de Theodor Guschlbauer, maestro detentor de uma carreira a todos os níveis exemplar.
Bilhetes à venda na bilheteira do Centro Cultural de Belém.
- - - - -
Centro Cultural de Belém
Praça do Império
1449 - 003 Lisboa
t.21 361 24 00
f. 21 361 25 00
eléctrico - E15
autocarros - 28 / 714 / 727 / 729 / 751
comboio - Estação de Belém
barco - Belém
fotografia de abertura do sítio internet Música & Arte a quem agradecemos. fotografia do Centro Cultural do sítio internet Giseleonline a quem agradecemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário