Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 19 de Março de 2011

A importância do marketing na promoção dos museus



A importância do marketing na promoção dos museus
[ encontro ]
21 Março 2011, 09h00
Paço dos Duques de Bragança, Guimarães

“A importância do marketing na promoção dos museus”, 21 Março

Paço dos Duques, Guimarães, 2010

“A importância no marketing na promoção dos museus” é o título escolhido para uma jornada de trabalho organizada pelo Paço dos Duques, em Guimarães. Realiza-se a 21 de Março de 2011.

O universo da museologia portuguesa sofreu nos últimos anos um grande incremento, assistindo-se
por todo o país ao surgimento de unidades museológicas de diversa tipologia, dimensão e de diferentes tutelas.

Esta diversidade de museus não corresponde, na maior parte das vezes, à importância que estes poderão assumir no tecido cultural, económico e social da região onde se encontram inseridos.

Os museus têm de conseguir comunicar com a sua comunidade de base mas, também, com a sua região, com o seu país e com outras dimensões internacionais, vincando a sua importância estratégica na promoção da cultura, na fixação da população e no desenvolvimento económico através da organização de eventos culturais, integrando-se na vida da sua comunidade e divulgando os seus produtos num mercado cada vez mais competitivo, suscitando o interesse e a visita de públicos diferenciados.

A importância que a comunicação e o marketing de museus assumem hoje motivou a que o Paço dos Duques dedicasse a sua jornada de trabalho anual, destinada ao debate de um tema com interesse no âmbito da museologia portuguesa, à Comunicação e ao Marketing de Museus, com uma interligação directa ao sector do Turismo.

No próximo dia 21 de Março de 2011, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, gostaríamos de reunir um grupo de pessoas interessadas neste domínio que permitisse um debate enriquecedor e se pudesse traçar linhas de orientação, que dessem um importante contributo, neste domínio para os museus portugueses.

A participação é gratuita, devendo os interessados enviar um e-mail ou fax, com a sua identificação, instituição de origem e contactos (e-mail e telefone) para posteriores informações.

Contacto:
Paço dos Duques
Rua Conde D. Henrique
4810-Guimarães
Tel. 253 412 273
Fax. 253 517 201

PROGRAMA

09h00 – Recepção aos Participantes
09h45 – Abertura
Filipe Serra – Subdiretor do Instituto dos Museus e da Conservação
Teresa Ferreira – Diretora do Departamento de Dinamização do Turismo de Portugal
10h00 – Necessidade de Promoção e de Articulação dos Museus do Norte
António Ponte – Diretor do Paço dos Duques
10h15– Estratégias de Marketing para o Turismo Cultural
Sofia Ferreira – Administradora – Delegada do Touring Cultural & Paisagístico – TPNP
10h 45 – Pausa para Café
11h00 – A Necessidade de Definição de Estratégias de Comunicação e Marketing para os Museus
Maria Vlachou – Museóloga
11h30 – Debate
12h00 – Apresentação dos Grupos de Trabalho
12h30 – 14h30 – Almoço livre
14h30 – 16h00 Grupos de Trabalho
Grupo de Trabalho 1 – Estratégias e Instrumentos de Marketing para Museus
Grupo de Trabalho 2 – O Futuro dos Museus no Turismo Nacional
Grupo de Trabalho 3 – Marketing como via para a sustentabilidade dos Museus
16h00 – Pausa para Café
16h30 – Apresentação dos Resultados dos Grupos de Trabalho
- Debate
17h30 – Encerramento

- - - - -




Paço dos Duques de Bragança
Rua Conde D. Henrique
4810-245 Guimarães
t. 253 412 273
f. 253 517 201


imagem de abertura do sítio internet ak - Kadu Alves « a quem agradecemos.
fotografia do Paço do sítio internet Wikimedia Commons a quem agradecemos.

Sem comentários: