Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 26 de março de 2011

Museus e Memória - os objectos contam a vossa história


diligência da Mala-Posta, Museu das Comunicações, Lisboa

Museus e Memória
os objectos contam a vossa história
[ conferências ]
28 Março 2011
Museu das Comunicações, Lisboa



No próximo dia 28 de Março (segunda-feira) terá lugar mais uma edição das jornadas da Comissão Nacional do ICOM, a realizar-se no Museu das Comunicações (Lisboa). Este ano o tema é “Museus e Memória: os objectos contam a vossa história”, uma vez que este é também o tema escolhido pelo ICOM para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2011.

Na sua maioria os conferencistas são já conhecidos entre a comunidade museológica. Jack Lohman, director do Museu de Londres será provavelmente o elemento surpresa deste encontro.

Conheça melhor o Programa

A entrada é livre, mas sujeita ao limite da sala.

Informações e inscrições: info@icom-portugal.org

Sobre o tema:

Dia Internacional dos Museus, criado em 1977, visa sensibilizar os públicos sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Em 2010 participaram na sua comemoração perto de 30 000 museus, através de iniciativas realizadas em mais de 95 países. Para 2011, o ICOM propõe o tema Museu e Memória: os objectos contam a vossa história.

Nos museus, os objectos retêm, activam e transmitem memórias, enquanto expressão do património natural e cultural Implicando um vasto universo de entidades culturais, a memória requer um entendimento holístico e a comunidade museológica deve desenvolver projectos comuns ou em articulação com outras instituições que se ocupam da memória colectiva.

A temática Museu e Memória pode ser abordada sob diferentes vertentes, tais como: a conservação e o acesso aos acervos dos museus; a história dos museus e o tema do museu; a memória esquecida e memória, continuidade e identidade. É este o sentido das jornadas do ICOM Portugal em 2011.

(site ICOM-PT)

- - - - -


Museu das Comunicações
[ Fundação Portuguesa das Comunicações ]
Rua do Instituto Industrial, 16
1200-225 Lisboa
t. 21 393 51 08 / 59
f. 21 393 50 06

metro - Cais do Sodré [ Linha Verde ]
comboio - Cais do Sodré e Santos
autocarros - 714, 28, 732 [ Av. 24 de Julho ] / 60 e 794 [ Lg. Conde Barão ] / 706 [ Av. D. Carlos I ]
eléctricos - 25 [ Lg. Conde Barão ] / 15 e 18 [ Av. 24 de Julho ]
estacionamento - Lg. Vitorino Damásio [ pago ]

fotografia de abertura do sítio internet *Maluxa* a quem agradecemos.
fotografia do Museu do sítio internet Marcas das Ciências e das Técnicas pelas ruas de Lisboa a quem agradecemos.

Sem comentários: