Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 23 de março de 2011

II Encontro Nacional sobre as Bibliotecas e o Livro em Instituições Eclesiais



II Encontro Nacional sobre as Bibliotecas e o Livro
em Instituições Eclesiais
[ encontro ]
25 Março 2011
Biblioteca do Seminário Maior do Porto

As Bibliotecas e o Livro em Instituições Eclesiais
Biblioteca do Seminário Maior do Porto | 25 Março 2011

Terá lugar na Biblioteca do Seminário Maior do Porto, no próximo dia 25 de Março de 2011, o II Encontro Nacional sobre as Bibliotecas e o Livro em Instituições Eclesiais.
Contando com a colaboração de reconhecidos especialistas na área, acolhe a especial participação de S. Ema. Rev. Cardeal Rafaele Farina, Bibliotecário-Arquivista do Vaticano.
Proporcionando um espaço de comunhão e debate em torno das problemáticas do livro e das bibliotecas eclesiais, destina-se aos profissionais que desenvolvem a sua actividade na área, mas também à comunidade em geral e a todos quantos se interessam pelos temas em análise.
Assegura a abertura da iniciativa D. Manuel Clemente, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Objectivos
Fruto do esforço de reflexão do Grupo de Trabalho para a área das Bibliotecas e do Livro, do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, o II Encontro Nacional tem como principais objectivos:
· Apresentar de um ponto de situação sobre o estado do livro e das bibliotecas eclesiais portuguesas, tendo por base o inquérito de diagnóstico promovido pelo SNBCI;
· Fomentar uma mais ampla divulgação e valorização dos acervos bibliográficos, através da apresentação do projecto de catálogo colectivo “Cesareia”;
· Promover linhas estratégicas na actuação das bibliotecas eclesiais, através da proposta de uma dinâmica de intervenção global;
· Accionar uma vertente formativa concertada, tendo em vista a requalificação técnica dos agentes envolvidos e o adequado tratamento dos espécimes.

Intevenientes
ALFREDO MAGALHÃES RAMALHO | Biblioteca Universitária João Paulo II/UCP; CÓN. ÁLVARO MANCILHA | Biblioteca do Seminário Maior do Porto; D. CARLOS A. MOREIRA AZEVEDO | Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; FERNANDO ANTUNES VAJÁ | 2Know - Consultoria e Gestão da Informação; D. MANUEL CLEMENTE | Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; MARGARIDA VILHENA DE CARVALHO | Biblioteca Universitária João Paulo II/UCP; MARIA DA GRAÇA PERICÃO | Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; PAULA SILVA | Direcção Regional de Cultura do Norte; CARDEAL RAFFAELE FARINA | Biblioteca Vaticana; SANDRA COSTA SALDANHA | Secretariado Nacional para os Bens Culturais da
Igreja; TERESA LANÇA | Biblioteca Nacional de Portugal

SECRETARIADO NACIONAL PARA OS BENS CULTURAIS DA IGREJA
Quinta do Cabeço, Porta D, 1885-076 Moscavide
t. 218 855 481 | f. 218 855 461


- - - - -








Biblioteca do Seminário Maior do Porto
Largo Doutor Pedro Vitorino, 2
4050-468 Porto
t. 22 200 80 56



fotografia de abertura do sítio internet Gustavo Mackenzie's blog a quem agradecemos.

Sem comentários: