Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Dois mil azulejos seiscentistas roubados da capela do Palácio da Flamenga


Palácio da Flamenga, Vialonga


Dois mil azulejos seiscentistas roubados

da capela do Palácio da Flamenga

[ património ]

Vialonga


Dois mil azulejos seiscentistas roubados de palácio de Vialonga


Perto de 2000 azulejos do século XVII, que representam cenas da vida de Santo António, foram roubados, nas últimas semanas, da capela do Palácio da Flamenga, em Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira.
O desaparecimento dos azulejos está a ser investigado pela Polícia Judiciária, tendo o furto sido descoberto quando um grupo de professores e alunos de uma escola da freguesia pediu para visitar o velho palácio, que está desocupado há mais de 20 anos, desde que foi encerrada a extensão do Hospital de Vila Franca de Xira que funcionou nas suas instalações.
O edifício pertence ao património do Estado e está a cargo da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, que cedeu à Câmara de Vila Franca. O município, por sua vez, cedeu-o à Fundação CEBI de Alverca, que ali pretende construir uma unidade de cuidados continuados com capacidade para 150 camas.

(…)

A capela é considerada a parcela mais notável do Palácio da Flamenga, que foi construído no século XVII. Estava forrada de azulejos e todo o seu interior é também marcado por “um excelente trabalho do século XVII de embrechados de mármore branco, negro e rosa, único no concelho”, refere uma nota da Câmara de Vila Franca de Xira.

(…)


Fonte: Público, 22/03/2011


- - - - -


fonte pportodosmuseus


fotografia de abertura do sítio internet Freguesia de Vialonga a quem agradecemos.


Sem comentários: