Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Salvem os palheiros da Caparica - petição


palheiros da Tocha

(fotografia sem identificação de autor ou data)


Salvem os palheiros da Caparica - petição

[ petição ]


Petição “Salvem os palheiros da Caparica”



O CostaPolis ameaçou demolir as últimas casas típicas da Costa da Caparica, em frente à Praia da Saúde e até à Praia da Mata.

Todas as outras foram já destruídas. Há cerca de 100 anos, toda a Costa era constituída por este tipo de casas. (…)

Há diversos estudos sobre os Palheiros, como o da Profª Doutora Raquel Soeiro de Brito, que em 1958 publicou o seu famoso estudo sobre os Palheiros de Mira. (…)

Sendo construções históricas, a tipologia dos palheiros encontra-se muito bem estudada e identificada por investigadores clássicos como José Leite de Vasconcelos, Ernesto Veiga de Oliveira, Fernando Galhano, Benjamim Pereira, entre vários outros. O próprio Raul Brandão, que viveu parte da sua vida na Praia de Mira, refere-se detalhadamente aos Palheiros.

Este património que agora se quer destruir na Costa da Caparica tem sido cenário de inúmeras sessões de fotografia de moda, cenário de telenovelas (Mar de Paixão, TVI), postais ilustrados, artigos de revista, inclusivamente na da TAP como destino turístico original. (…)


Para assinar a petição,

clique aqui.



fonte pportodosmuseus


- - - - -


fotografia de abertura do sítio internet Arquitectura D'ouro a quem agradecemos.


2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Sou o autor do blogue Arquitectura D'Ouro.
Fico contente se de alguma forma contribuir para a salvaguarda deste património que, infelizmente, nem todos reconhecem.
Cumprimentos.

Unknown disse...

Caro Rafael Carvalho,

Em primeiro lugar quero agradecer a sua visita e dar-lhe os Parabéns pelo seu excelente blogue, que já linkei aqui no banner lateral em 'outros espaços interessantes e úteis'.

Também eu fico contente se o blogue da minha Associação contribuir para a sensibilização, a defesa e a preservação do nosso património arquitectónico.

Cumprimentos,
José António Baptista