Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Modelo 3D de Lisboa antes do terramoto


Grande Panorama de Lisboa, ca. 1700 (pormenor)
Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

Modelo 3D de Lisboa antes do terramoto
[ reconstituição ]



O Museu da Cidade, em Lisboa, vai acolher em breve um modelo 3D desenvolvido pela SWD Agency da capital antes do terra. Para a realização do projecto, foi consultada informação cartográfica, iconográfica, arqueológica e bibliográfica (manuscritos e impressos), tendo por base a Maqueta da Cidade do Museu da Cidade.



- - - - -

Reconstituição virtual da Lisboa pré-pombalina
[ reconstituição ]



Ao longo de 5 anos, uma equipa multidisciplinar do Museu da Cidade, apoiada nas mais inovadoras tecnologias multimédia, desenvolveu um projecto de resultados surpreendentes: a recriação da Lisboa pré-pombalina. Recorrendo às mais recentes descobertas da arqueologia, a fontes iconográficas, documentos escritos e tendo como base a maqueta do final dos anos 1950 que integra a exposição do Museu, esta reconstituição virtual permite conhecer, experienciar e ver a cidade antiga como nunca antes foi vista.
O projecto contará, em breve, com um site, onde para além da visita virtual, serão disponibilizados textos, documentos e imagens relativas à cidade na época do Terramoto.
A apresentação pública de “Lisboa 1755. A Cidade à Beira do Terramoto” tem lugar no dia 25 de Novembro, pelas 19h, no Museu da Cidade e conta com a presença do Presidente da Câmara, António Costa, e da Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.



- - - - -



Trata-se de um projecto inovador: a recriação virtual da Lisboa destruída pelo terramoto de 1755, através da plataforma virtual Second Life®.

O projecto está a ser desenvolvido pelo Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA), da Universidade de Évora, em colaboração com a empresa Beta Technologies e o King’s Visualisation Lab – King’s College London.
O trabalho realizado até à data poderá ser visitado em http://lisbon-pre-1755-earthquake.org/
O ionline publica uma notícia sobre este projecto, incluindo comentários de especialistas nacionais e internacionais:



- - - - -

No museu da cidade modelos tridimensionais de Lisboa antes do Terramoto:

http://videos.publico.pt/Default.aspx?Id=93cdb214-9f5a-4773-8836-02673710874f


fonte Rui Lemos

- - - - -

mais informação Lisbon Pre 1755 Earthquake (inglês) e Museu da Cidade



Museu da Cidade
Campo Grande, 245
1700-091 Lisboa
t. 21 751 32 00


fotografia de abertura do sítio internet O Universo Numa Casca de Noz a quem agradecemos.
fotografia do Museu do sítio internet Reencontros © Luís Ponte a quem agradecemos.

Sem comentários: