Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novas esfinges encontradas no Egipto


Templo de Luxor, Egipto


Novas esfinges encontradas no Egipto

[ arqueologia ]

Egipto


Novas esfinges encontradas no Egipto


Estátuas descobertas em estrada utilizada para procissões


A esfinge de Gizé é uma das mais conhecidas da Antiguidade egípcia


Uma equipa de arqueólogos descobriu doze novas esfinges, as famosas estátuas egípcias com corpo de leão e cabeça humana.


Segundo comunicado do Conselho Supremo de Antiguidades (do Ministério da Cultura egípcio), as estátuas são do tempo do reino de Nectanebo I (380-362 a.C.) e foram encontradas no último sector da Avenida das Esfinges (que unia os templos de Luxor e Karnak, a 600 quilómetros a sul do Cairo), numa estrada recentemente descoberta.


Mansour Boraik, Supervisor das Antiguidades de Luxor, informa que é a primeira vez que uma nova estrada orientada de leste para oeste, em direcção ao Nilo, é encontrada.


Os 20 metros da estrada que já foram escavados são construídos de arenito da pedreira de Gebel Silsila, ao norte de Assuão. O comprimento total desta estrada será de 600 metros.


A estrada, mencionada em muitos textos antigos, era utilizada para transportar, anualmente, em procissão Amon, o rei dos deuses, que se encontrava com a sua mulher Mut, no templo de Luxor.


Era também utilizada pelo rei quando participava em cerimónias religiosas. Além das esfinges, foram também descobertos objectos do período romano, entre eles cerâmica.



fonte Ciência Hoje


fotografia de abertura do sítio internet Wikimedia Commons a quem agradecemos.


Sem comentários: