Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 7 de novembro de 2010

Reconstrução virtual de locais arqueológicos



Reconstrução virtual de locais arqueológicos

[ informática aplicada ]


INESC Porto potencia a reconstrução virtual de locais arqueológicos



O INESC Porto viu mais um projecto aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O projecto “Reconstrução Virtual Expedita de Sítios de Herança Cultural” (ERAS) tem como objectivo criar uma ferramenta para a área da arqueologia que permita a reconstrução e visualização de locais arqueológicos com edifícios completos, incluindo interiores e exteriores, e georreferenciados.
Os edifícios resultantes podem ser criados segundo regras previamente definidas e sem qualquer modelo geométrico inicial. As construções, quer estejam bem conservadas ou em ruínas, são modeladas a partir dessa informação de modo a desenvolver algumas regras que funcionam como restrições no processo de geração. O mesmo acontece com as construções que já não existem, mas para as quais há informação textual, por exemplo, em livros e documentos antigos.
Além do INESC Porto participam no projecto a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Ao INESC Porto cabe o desenvolvimento do sistema expedito de modelação 3D de locais arqueológicos. CC/INESC Porto.


Fonte: Universidade do Porto



fonte pportodosmuseus


imagem de abertura do sítio internet BIP - Boletim INESCPorto a quem agradecemos.


Sem comentários: