Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 17 de julho de 2010

Eixo museológico Ajuda-Belém e a Cordoaria


Cordoaria Nacional, Lisboa


Eixo museológico Ajuda-Belém e a Cordoaria

[ museologia / museus ]


De pportodosmuseus [ aqui ] recebemos:


Eixo museológico Ajuda-Belém irá prosseguir apesar de recomendação parlamentar que apelava à suspensão Lisboa


A Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, afirmou hoje que o plano traçado para o eixo museológico Ajuda-Belém, em Lisboa, irá prosseguir apesar da recomendação aprovada no Parlamento pela oposição que apelava à sua suspensão. Elísio Summavielle, Secretário de Estado da Cultura, afirmou que o museu estará instalado na Cordoaria, à Junqueira, em 2013, começando já em 2011 “todos os estudos e obras necessárias”, disse. O protocolo com a Marinha para cedência do edifício será assinado dia 19, revelou a ministra.

Quanto ao eixo Ajuda-Belém, Summavielle adiantou que será criada uma comissão presidida pela Câmara de Lisboa, “por causa das acessibilidades, da sinalética e este tipo de questões” de que farão também parte o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico), o IMC (Instituto Museus e Conservação), Fundação EDP, entre outros.

Fonte: Lusa



Publicámos notícias sobre a problemática e a polémica que envolvem este assunto em 5 de Abril de 2010 sob o título Em Defesa do Museu Nacional de Arqueologia [ aqui ] em 10 de Abril de 2010 sob o título Porque quer a Ministra demitir o Director? [ aqui ] em 14 de Abril de 2010 sob o título Ainda a Cordoaria Nacional [ aqui ] e em 8 de Julho de 2010 sob o título Grupo técnico elabora “Programa de base” do Museu Nacional de Arqueologia na Cordoaria [ aqui ]


fotografia de abertura © josé antónio • comunicação visual [ aqui ] reprodução proibida.


Sem comentários: