Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Encontrado documento mais antigo de Jerusalém


Encontrado documento mais antigo de Jerusalém

[ artefacto ]


De CiênciaHoje [ aqui ] recebemos:


Encontrado documento mais antigo de Jerusalém

Artefacto tem 3400 anos


Documento contém símbolos cuneiformes

(Imagem: Universidade Hebraica de Jerusalém)


A Universidade Hebraica de Jerusalém divulgou ontem a descoberta de um pequeno pedaço de argila com aproximadamente 3400 mil anos, pelo que é seis séculos mais velho do que o documento que até então era considerado o mais antigo nesta região .


Segundo a instituição, o objecto foi descoberto nas muralhas da cidade antiga e fazia parte de uma tabuleta que, por sua vez, pertencia aos arquivos reais da época da Idade do Bronze.


Trata-se de um fragmento muito pequeno, com dois centímetros de largura e 2,8 de altura, e contém símbolos cuneiformes. De acordo com os especialistas, o significado das palavras não têm grande importância. Entre outros, constam termos como "onde", “tu” e "tarde".


No entanto, a forma dos escritos é de grande nível, o que indica que foram cunhados por um escriba muito hábil, pelo que se acredita que o documento pertenceu à realeza da época. Esta hipótese foi reforçada por testes que comprovaram que a argila da tabuleta é da região de Jerusalém, e não de outro reino da época.


O pedaço de argila indica ainda, segundo os cientistas, que Jerusalém era uma cidade importante nessa época, algo que vai de encontro ao que se acreditava até então, pois pensava-se que que esse centro urbano só tinha ganho importância anos mais tarde.


Sem comentários: