Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

José d´Encarnação, Académico de Mérito


n.b.: O Doutor José d'Encarnação é nosso associado, o que muito nos apraz.


Doutor José d´Encarnação


José d´Encarnação, Académico de Mérito


Recebemos:


O Doutor José d´Encarnação foi eleito, por unanimidade, na última Assembleia dos Académicos de Número, realizada no passado dia 16 de Julho, Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História. Esta distinção junta-se a outras, que pontuam uma notável carreira científica e académica, confirmando o alto estatuto que, por mérito próprio, atingiu aquém e além fronteiras, podendo considerar-se, sem dúvida, o mais produtivo e brilhante epigrafista português da actualidade – aspecto que foi aliás determinante na sua eleição – garantindo, por via da sua intensa actividade, também como incentivador de novos talentos neste domínio do saber, um lugar cimeiro à investigação portuguesa.

Para além da sua formação de base em História e Arqueologia (licenciou-se, em 1970, na Faculdade de Letras de Lisboa), concluiu, em 1973, no Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), o Curso de Conservador de Museus e tem desenvolvido importante papel como jornalista.

É Professor catedrático (em Pré-História e Arqueologia) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 1991, e integra o Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, como investigador e membro da Comissão Científica.

Conselheiro, de 1981 a 1994, do departamento governamental ligado ao património arqueológico, foi agraciado, em 1994, com a medalha de mérito municipal de Cascais, e nomeado, em 2001, doutor honoris causa pela Universidade de Poitiers (França).

Em 2000, fora-lhe atribuído, pelo Rotary Club de Cascais-Estoril, o diploma de Mérito Profissional Rotário.

É Académico correspondente (desde 9-10-1997) da Reial Acadèmia de Bones Lletres (Barcelona) e, desde 17-12-1999, da Real Academia de la Historia (Madrid). Pertence, entre outras agremiações, à Associação dos Arqueólogos Portugueses (desde 1970); à Associação Portuguesa de Museologia (desde 1972); à Association Internationale d'Épigraphie Grecque et Latine (desde 1977).

Tem proferido conferências para os mais diversos públicos; ultrapassam a meia centena os artigos publicados e já participou em mais de centena e meia de reuniões científicas, em Portugal e no estrangeiro. Das suas publicações em livro, podem salientar-se:

· Divindades Indígenas sob o Domínio Romano em Portugal, 1975.

· Inscrições Romanas do Conventus Pacensis, 1984.

· Para uma História da Água no Concelho de Cascais, 1995. De col. com Guilherme Cardoso.

· Estudos sobre Epigrafia, 1998.

· Roteiro Epigráfico Romano de Cascais, 11994, 22001.

· Festas de Tradição no Concelho de Cascais, 2004. Autor do texto. Fotos de Francisco de Almeida Dias.

· A trilogia Cascais e os Seus Cantinhos (2002), Recantos de Cascais (2007) e Dos Segredos de Cascais (2009).

· Epigrafia – As Pedras que Falam, 12006, 22010.

· Coordenou as edições de: As Oficinas da História (Coimbra, 2002); A História Tal Qual se Faz (Coimbra, 2003); Divindades

Indígenas em Análise (VII Workshop FERCAN), CEAUCP, Coimbra/Porto, 2008.


Página na Internet:

http://www.ua.es/personal/juan.abascal/encarnacao_jose_de.html



fotografia de abertura © josé antónio • comunicação visual [ aqui ] reprodução proibida.


Sem comentários: