Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ainda a Cordoaria Nacional



Do nosso associado, amigo e arqueólogo José d'Encarnação [ Notas & Comentários - aqui ] recebemos:


Já agora, amigo Rui - para mais umas achas na fogueira!


J. d'E.


------------ Original Message -----


Entre estudos sísmicos, geotécnicos e outros quejandos, há um sério problema que ainda não vi por ninguém referido e que me parece, mais do que os outros, ser, por si só, impeditivo da transferência do Museu Nacional de Arqueologia: chamam-se iões de cloro livres e existem no pavimento e paredes da cordoaria nacional. Não é por acaso que a cordoaria nacional está implantada onde está. Os nossos antepassados pretendiam fazer cordas duráveis e faziam-nas ! Usavam a urina e o cloreto de sódio. A higrospicidade do cloreto de sódio não deixava que as cordas ressequissem. Mas isto era quando se faziam cordas na Cordoaria Nacional. Agora pretende-se instalar lá um museu, mas os iões livres de cloro continuam a existir, quer trazidos pelos ventos, quer por capilaridade a partir do solo e libertos pelo pavimento e paredes. Principal inimigo dos metais, designadamente os ferrosos ou os bronzes são os iões de cloro responsáveis pela cadeia cloreto cúprico, cloreto cuproso, óxido cúprico, tudo potenciado pela humidade atmosférica, essencial a este tipo de corrosão; é simplesmente devastador para os metais, mesmo os nobres, quando em ligas pobres. É evidente que os nossos governantes não podem saber todas estas coisas, para isso têm os assessores.

Independentemente de todos os outros estudos, bastaria esta real ameaça, para que ninguém de bom senso pretendesse instalar na Cordoaria Nacional qualquer tipo de museu (a não ser de cordas !) e muito menos o Museu Nacional de Arqueologia.


Em verdade custa-me muito acreditar que um arqueólogo possa defender esta transferência.


Os meus respeitos à comunidade científica


F.E.Rodrigues Ferreira


visite o sítio internet do Museu Nacional de Arqueologia [ aqui ]


fotografia da Cordoaria Nacional © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.


Sem comentários: