Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 24 de julho de 2010

Férias no Bugio


Forte e Farol de Bugio


Férias no Bugio

[ depoimento ]


Há pouco tempo atrás, quando divulgámos a Visita Guiada ao Forte e Farol de Bugio no Facebook [ aqui ] soubemos, por comentário lá deixado, de uma utilizadora do Facebook, Maria Leonor Fernandes dos Santos Silva [ aqui ] que ela com algumas amigas tinha passado umas férias no Bugio.

Curiosos, pedimos-lhe informação sobre essas férias, ao que ela, acedeu gentilmente enviando-nos algumas fotografias e o texto que reproduzimos de seguida.


Estávamos no ano de 1981, durante o mês de Agosto quando o meu pai nos diz que íamos passar uns dias de férias ao Bugio. Fiquei curiosa pois só lá tinha ido algumas vezes de passagem. Quando chegou o grande dia, apanhamos o barco da marinha na Direcção de Faróis em Paço de Arcos, barco esse que de 4 em 4 dias rendia os Faroleiros que lá faziam serviço. Achei muito engraçado pois juntamo-nos com a família destes homens que cumpriam a missão de “tomar conta do farol”.


Ficamos no farol 15 dias, o meu pai e os faroleiros só vinham a terra buscar pão e algumas compras necessárias, pois comíamos peixe todos os dias que era pescado por todos os que lá estavam. Apanhávamos mexilhão e lapas que fazíamos de petisco.


No farol existe espaços com quartos, que era onde dormíamos, tb tem uma sala onde se via televisão, a “cozinha” era um espaço que aproveitamos para se fazer o comer e jantarmos, conforme está demonstrado em algumas fotos. Divertíamo-nos muito, pois cantávamos e tocávamos viola para passar o tempo. No pontão de embarque era o local que nós escolhíamos para tomar banho, a água da chuva que caía no inverno era aproveitada para lavar a loiça e fazer o comer, essa água era filtrada numa cisterna existente no farol.


À noite a paisagem era magnifica, pois via-se a costa desde Sesimbra até Cascais. Quando a maré estava baixa, na altura íamos com a água pela cintura até ao areal, ou de barco que levamos para o farol.


Brincávamos às escondidas, à apanhada, nem ligávamos à televisão pois era muito especial todos os momentos ali passados. Uma das recordações que me ficaram do Farol do Bugio, foi a capela que tanto quanto sei, no inicio do século 20 os habitantes da Cova do Vapor e da Trafaria iam lá à missa e que na altura estava um pouco degradada.


Assim passávamos o tempo durante os 15 dias que lá estivemos.

Adorei , tenho mais algumas para enviar, enviarei para a semana.


Leonor Santos Silva


clique para ampliar


À Maria Leonor Fernandes dos Santos Silva agradecemos a gentileza de ter partilhado connosco estas suas maravilhosas férias na 'Pérola do Tejo'.


fotografia de abertura © josé antónio • comunicação visual [ aqui ] reprodução proibida.


Sem comentários: