Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Escrita proto-Elamita será decifrada 'on line'




Escrita proto-Elamita será decifrada 'on line'
[ arqueologia / linguística ]
Irão

- - - - -

Escrita proto-Elamita será decifrada 'on line'

Investigadores da Universidade de Oxford utilizam dispositivo
para descodificar escrita da Idade do Bronze


Escrita proto-Elamita

A escrita ainda não decifrada mais antiga que se conhece, a proto-Elamita, pode ser descodificada mais rapidamente do que se pensava. Investigadores da Universidade de Oxford lideram um projecto internacional que quer envolver especialistas de todo o mundo no estudo deste sistema de escrita que pertenceu à civilização proto-elamita e foi utilizada entre 3200 a. C. E 2900 a. C. (Idade do Bronze) na região que é agora o sudoeste do Irão.

“Penso que vamos, finalmente, conseguir quebrar o código”, diz Jacob Dahl, do Wolfson College, Oxford e director do Ancient World Research Cluster.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - uma taça de prata de Marvdasht, Fars, com inscrição proto-elamita do III milénio a.C., Museu Nacional do Irão - do sítio internet Wikipédia, a quem agradecemos.

Sem comentários: