Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 14 de outubro de 2012

Mona Lisa tem uma irmã




Mona Lisa tem uma irmã
[ arte ]
Suíça

- - - - -

Mona Lisa tem uma irmã

Mona Lisa (Louvre, à esquerda) e a recentemente descoberta

Uma fundação privada suíça apresentou, esta quinta-feira, um quadro que diz ter sido pintado por Leonardo Da Vinci dez anos antes do retrato da Mona Lisa, que está no Museu do Louvre, em Paris.
A organização conhecida como Mona Lisa Foundation garante que demorou 30 anos a provar a autenticidade do quadro.
Estiveram envolvidos no projeto John Asmus, um cientista norte-americano, Joe Mullins, um especialista em imagialogia forense do FBI, e Alessandro Vezzosi, um dos mais conhecidos especialistas na obra de Leonardo da Vinci e diretor do museu Leonardo, em Vinci, no centro de Itália e terra natal do artista.
Vezzosi garante que sempre acreditou na existência de duas Mona Lisas.
O quadro apresentado esta quinta-feira é conhecido como a Mona Lisa de Isleworth, por ter sido comprada pelo pintor e historiador de arte britânico Hugh Blaker, que vivia em Isleworth, em Londres.
A obra é ligeiramente maior do que o quadro que está no Museu do Louvre e que é muitas vezes apresentado como a pintura mais famosa do mundo.

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - presumível auto-retrato [ circa 1512-1515 ] de Leonardo di Ser Piero da Vinci [ Anchiano, 15-04-1452[2] – Amboise, 02-05-1519 ] - do sítio internet Wikipédia, a quem agradecemos.

Sem comentários: