Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dinossauros com penas, usavam-nas como os pavões




Dinossauros com penas,
usavam-nas como os pavões
[ paleontologia ]
Canadá

- - - - -

Dinossauros que usavam penas como os pavões

O 'Ornithomimus edmontonicus' encontrado no Canadá tinha penas mas não voava

'Ornithomimus edmontonicus'

Viveu há 75 milhões de anos no território que é hoje o Canadá. Era um dinossauro veloz e o seu aspecto lembra a avestruz, com um crânio pequeno e um pescoço longo. Uma equipa de paleontólogos encontraram três indivíduos do mesmo mesmo grupo dos Ornithomimosauria e baptizaram a espécie como Ornithomimus edmontonicus.

A sua análise permitiu formular outra hipótese sobre a origem e a função das penas que cobriam os dinossauros que não voavam. As conclusões do estudo estão publicadas na «Science».
(...)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

Sobre o Ornithomimus saiba mais em Paleobiology Database [ inglês ], em FPDM: Dinosaur Catalog [ inglês ], e em Wikipedia [ inglês ]

ilustração de abertura - uma reconstituição artística do Ornithomimus edmontonicus - do sítio internet Público Móvel, a quem agradecemos.

Sem comentários: