Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A antiga Alameda da Praia em Oeiras




A antiga Alameda da Praia em Oeiras
[ fotografia ]
Oeiras

- - - - -

Há pouco tempo deparei-me com uma fotografia antiga de Oeiras no grupo «Conhecer Oeiras… ontem e hoje!», no Facebook , fotografia essa que eu já conhecia, mas sobre a qual ainda não me tinha debruçado seriamente. A mencionada fotografia foi publicada no grupo por Eduardo Coutinho.

É uma fotografia a preto e branco bastante antiga que tem uma legenda impressa que diz “OEIRAS - Alameda da Praia” à qual foi acrescentado à mão “onde serealiza a Ginkana de automoveis” [ assim grafado ].

Desafiámo-nos a nós mesmos a determinar com o maior rigor possível a localização topográfica exacta daquela artéria, que parece tratar-se duma alameda que daria acesso à Praia de Santo Amaro de Oeiras, a julgar por alguns elementos que conseguimos identificar.

Destacam-se na fotografia, um pouco à esquerda, alguns edifícios da Quinta de São Pedro do Areeiro. Um deles, um prédio de grandes dimensões, aquele onde habitava o proprietário da quinta, José Diogo da Silva, com a respectiva família, e outro, a cisterna octogonal, uma imponente torre com relógios nos quatro lados. Estes edifícios ainda existem, assim como uma casa, um pouco ao lado da torre, quase no centro da fotografia, com entrada pela Rua Princesa Isabel.

Eis a fotografia em análise:

Socorremo-nos do Google Earth e do Bing Maps para termos uma visão aérea da mesma zona e assim podermos fazer uma comparação e futura extrapolação.

O Google Earth mostra-nos esta vista, datada 23-06-2007:

O Bing Maps mostra-nos esta vista, á vertical:

E o mesmo Bing Maps mostra-nos esta vista, numa perspectiva oblíqua:

Para os nossos propósitos, optámos por utilizar a imagem do Google Earth.

Em primeiro lugar determinámos o centro óptico da fotografia:

De seguida definimos os limites da artéria:

Fizemos depois a projecção vertical dos elementos que reconhecemos
na fotografia em análise, sobre a imagem do Google Earth (GE):

Dimensionámos esta (GE) e rodámos para fazer coincidir os edifícios com as linhas projectadas que determináramos anteriormente.

O resultado final obtido é o que mostramos de seguida:


Desta projecção sobressai que a presumível orientação da Alameda seria aproximadamente de nascente para poente, pelo menos no troço visível na fotografia, limitada a poente pela Ribeira da Lage.

Não existe presentemente qualquer vestígio desta Alameda. Não há nenhuma artéria no local que tenha esta orientação ou posição.

Esperamos com este modesto trabalho ter dado uma contribuição para melhor conhecermos o passado de Oeiras.


Sem comentários: