Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 13 de outubro de 2012

Encontrado o Foral Manuelino de Figueiró dos Vinhos de 1514




Encontrado o Foral Manuelino de Figueiró dos Vinhos de 1514
[ documentos ]
Ponta Delgada

- - - - -

Foral Manuelino de Figueiró dos Vinhos de 1514 encontrado nos Açores

O Foram Manuelino de Figueiró dos Vinhos, de 1514, foi reencontrado nos Açores. A pista da sua existência recolheu-se numa obra, editada em 2010, de José Manuel Garcia, dedicada aos forais manuelinos da coleção do Banco de Portugal, onde constatou a existência do foral manuelino de Figueiró dos Vinhos, no Arquivo Distrital de Ponta Delgada, concretamente no Fundo Ernesto do Canto. Após contacto com a respetiva instituição, confirmou-se a existência de um exemplar manuscrito do foral, do qual apenas se conhecia uma versão reduzida, existente na Torre do Tombo.
Trata-se de um volume encadernado em couro, com ferragens de cobre (brasão régio e esferas armilares) nas capas, escrito em pergaminho e ligeiramente truncado, apresentando nas folhas de guarda fragmentos de um códice em latim. Este manuscrito, apesar de ser uma versão mais completa, encontra-se prejudicado pela falta de algumas folhas, entre elas a da portada, onde se veria a iluminura alusiva ao rei D. Manuel, e a do fólio de encerramento do foral, onde constava a data e as assinaturas autógrafas do monarca e dos oficiais da chancelaria responsáveis pela emissão do foral.
De cada foral manuelino eram feitos três exemplares: um ficava guardado na Torre do Tombo, de forma sumária ou extensa; outro que era enviado ao concelho, de forma de códice em pergaminho e encadernação adequada e, um terceiro, de forma idêntica que ficava na posse do senhor desse lugar.


No mês de novembro, irá ser apresentado o Foral em Figueiró dos Vinhos, por Miguel Portela, estando o mesmo a ser objeto de estudo aprofundado de modo a poder ser publicado em fac-símile para assinalar os seus 500 anos em 2014.

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

vista aérea parcial de Figueiró dos Vinhos
39° 53' 57.76" N 8° 16' 48.57" W [ dados GE ]

fotografia de abertura - o Foral Manuelino de Figueiró dos Vinhos de 1514, agora descoberto - do sítio internet AregaOnLine, a quem agradecemos.
fotografia aérea de Figueiró dos Vinhos do sítio internet Bing Maps

Sem comentários: