Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 28 de outubro de 2012

Vamos perder a Quinta Real de Caxias?




Vamos perder a Quinta Real de Caxias?
[ património ]
Quinta Real de Caxias

- - - - -

Fomos alertados para a possibilidade da alienação do Palácio e da Quinta Real de Caxias por um nosso associado e amigo, Fernando Lopes, morador naquela localidade, administrador do blogue Vale da Terrugem, preocupado que está com os destinos do nosso Património.

O que se passa, segundo lemos na notícia por ele publicada no Vale da Terrugem, AQUI [ clique para ler ], é que aquele espaço, património do nosso concelho, faz parte da lista de imóveis pertencentes ao Ministério da Defesa a serem brevemente vendidos em hasta pública.

A preocupante notícia foi publicada online na Agência Financeira AQUI [ clique para ler ].

No actual momento de crise económica que se vive, ao qual as autarquias não são imunes, que futuro poderemos augurar para aquele importante espaço? Espaço que devia estar acessível à fruição da população enquanto monumento e memória.

Poderá, conseguirá, a Câmara Municipal de Oeiras negociar a compra, e evitar que o imóvel seja alienado e adquirido por privados, que com ele poderão fazer o que muito bem entenderem, sem respeito pelos aspectos patrimonial e histórico?

uma vista aérea da Quinta Real de Caxias

Sobre o Palácio e a Quinta Real de Caxias veja em Freguesia de Caxias, em Câmara Municipal de Oeiras, e em Wikipédia

fotografia de abertura - um pormenor da azulejaria do Palácio da Quinta Real de Caxias - do sítio internet Bic Laranja, a quem agradecemos.
fotografia aérea da Quinta Real de Caxias do sítio internet Bing Maps

Sem comentários: