Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Simpósio Vitivinícola da Região de Lisboa [ Oeiras ]




Simpósio Vitivinícola da Região de Lisboa
[ simpósio ]
26 e 27 Outubro 2012
INIAV, Quinta do Marquês, Oeiras

- - - - -

SIMPÓSIO VITIVINÍCOLA DA REGIÃO DE LISBOA

Vislumbra-se um excelente fórum de aprendizagem!
Dias 26 e 27 de Outubro 2012

Aproxima-se a data do SIMPÓSIO VITIVINÍCOLA DA REGIÃO DE LISBOA, que teve uma ligeira alteração nos locais em que se desenvolve: terá lugar sempre em Oeiras, em ambos os dias 26 e 27 de Outubro 2012. Este fórum é dirigido a todos os agentes do sector, técnicos e consumidores e pretende contribuir para a renovação e promoção da vitivinicultura regional, através da divulgação de novas tecnologias vitícolas e enológicas. É um fórum de reflexão e debate sobre as estratégias a seguir para vencer os desafios da competitividade e da conquista de novos mercados e novos consumidores.


A CVR Lisboa teve a preocupação de trazer vários investigadores até aos produtores, para dar a conhecer práticas já adotadas noutras regiões e mesmo noutros países, de forma a melhorar aquilo que já é feito na região de Lisboa.
Uma nota especial para temas inovadores como por exemplo:
A avaliação dos impactos das alterações climáticas na região vitivinícola de Lisboa com recurso a novos índices bioclimáticos pelo Engº Ricardo Egipto no dia 26 às 11h15
Estratégias para a avaliação da proveniência Geográfica do Vinho pela Eng.ª Sofia Catarino no dia 26 às 15h15
O envelhecimento do vinho de Carcavelos e da otimização da tecnologia de envelhecimento da aguardente vínica DOC Lourinhã pela Engª Sara Canas no dia 26 às 15h45
No dia 27, sábado, o Marketing de Vinhos e o Enoturismo são temas centrais, apresentados respetivamente, pelos professores José Veríssimo e António Silva Pina. Nessa manhã terá lugar ainda uma mesa redonda sobre o tema actual, “Situação actual do mercado vitivinícola e as estratégias para enfrentar a crise”, sobre o qual os oradores convidados irão partilhar diferentes perceções atendendo às suas diferentes representatividades: Comissões Vitivinícolas (Vinhos Verdes, Alentejo e Lisboa); enólogos/produtores; sector cooperativo e associação portuguesa de enologia.

A prova de vinhos, orientada pelos enólogos João Corrêa, Miguel Móteo e outros, presentes na prova, será um momento enriquecedor.
Um dos principais momentos deste Encontro, será o conhecimento dos “Melhores de Lisboa 2012” com a divulgação dos resultados do Concurso de Vinhos da Região de Lisboa de 2012, que terá lugar no jantar, no dia 26 de Outubro, na Quinta de S. Gonçalo, na Ventosa de Alenquer.
Foi no passado dia 10 de Outubro que se reuniu nas instalações da CVR Lisboa o Júri final para atribuição dos prémios deste Concurso. A presidir o Júri final, esteve o Engº António Ventura e entre os vários provadores presentes destaca-se crítico de vinhos, Charles Metcalfe, com reconhecimento internacional, assim como o Engº Aníbal Coutinho, o Engº João Melícias e outros notáveis representantes das diferentes associações e instituições nacionais.

A CVR Lisboa continua a pautar o seu trabalho pela excelência e rigor que sempre a caracterizou. Prova disso é o incremento de vinhos certificados em 2012 (até Agosto). Relativamente a 2011 verifica-se uma evolução de 8% em volume e em valor. Foram certificadas até àquele mês, cerca de 14 milhões de garrafas. Metade deste volume é destinado à exportação.

fonte Auren - Por Ourém e pelos oureensesvia Oeiras [ twitter ]

- - - - -

INIAV, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
Quinta do Marquês, 2784-505 Oeiras
website [ INRB, Instituto Nacional de Recursos Biológicos ]
38° 41' 38.89" N  9°19'7.90"W

fotografia de abertura do sítio internet Imagens de Domínio Público © Patricia Crosstown, a quem agradecemos.

Sem comentários: