Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pára-quedistas mortos em combate na Guerra Colonial Portuguesa




Pára-quedistas mortos em combate
na Guerra Colonial Portuguesa
[ memória histórica ]
África

- - - - -

Monumento aos Pára-quedistas Mortos, ETP, Tancos

A Guerra Colonial Portuguesa [ 1961-1975 ] é na actualidade, e ainda para muitas famílias, memória dolorosa dum passado recente.

São muitas as mães e pais que ainda recordam e choram os seus filhos, mortos nesse conflito que opôs os movimentos independentistas das nossas ex-colónias às forças armadas portuguesas.

A História também é feita destas memórias.
Memória daqueles que deram a vida, com honra e dignidade, porque as forças fascistas e colonialistas no poder a isso os obrigavam, em nome duma Pátria que era incutida nos espírito dos portugueses.

Independentemente da leitura política que se possa fazer da Guerra Colonial Portuguesa, uma coisa temos como certa. Estes homens e mulheres não deviam ter morrido, mereciam ter vivido a vida.

Mereciam ter regressado ao lar e ter seguido a sua viagem nesta vida efémera.
Com prazer, com amor, com emprego, com família, com dignidade, com tudo o que a guerra lhes roubou.

Aqui estão os seus nomes e rostos:



fonte Joaquim Gonçalves [ facebook ]

- - - - -

sobre a Guerra Colonial / Guerra do Ultramar veja em Guerra Colonial - Infopédia, em Wikipédia, em Guerra Colonial Portuguesa, em Guerra Colonial Portuguesa - Guerra do Ultramar - 25 de Abril e em Guerra Colonial

fotografia de abertura - soldados pára-quedistas em missão numa antiga colónia portuguesa - do sítio internet Tropas Pára-quedistas, a quem agradecemos.
fotografia do Monumento do sítio internet Tropas Pára-quedistas Portuguesas, a quem agradecemos.

Sem comentários: