Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Começaram mais cedo do que se pensava as migrações humanas




Começaram mais cedo do que se pensava
as migrações humanas
[ paleoantropologia ]
Laos

- - - - -

Migrações humanas começaram mais cedo do que se pensava

Esqueleto com 60 mil anos encontrado no Laos

Laura Shackelford

Um esqueleto muito antigo foi encontrado numa gruta nas montanhas Anamitas, no norte do Laos. Os fragmentos demonstram que as migrações humanas para o Sudeste Asiático começaram 20 mil anos antes do que se pensava, segundo revelou um estudo norte-americano publicado na PNAS.

Os fragmentos, onde se encontrava também um crânio, têm entre 46 mil e 63 mil anos – constituindo os restos humanos mais antigos até agora descobertos no e sugere que o êxodo não ocorreu apenas junto à costa marítima.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

imagem de abertura - Mapa das migrações humanas baseado no mapeamento do ADN [ http://www.scs.uiuc.edu/~mcdonald/WorldHaplogroupsMaps.pdf ] - do sítio internet Portugaliae, a quem agradecemos.

Sem comentários: