Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Encontradas na Galiza as primeiras pinturas rupestres da região




Encontradas na Galiza as primeiras
pinturas rupestres da região
[ arte rupestre ]
Cancelo, Espanha

- - - - -

Primeiras pinturas rupestres encontradas na Galiza

A caverna de Eirós, na aldeia de Cancelo – no município de Triacastela –, traz a descoberta de pinturas rupestres com motivos animais. À espera dos testes de carbono, os especialistas datam a sua produção há 30.000 anos atrás, com base no estilo e técnica. São as primeiras pinturas rupestres encontradas na Galiza.
“A caverna de Eirós torna-se a primeira manifestação de arte rupestre paleolítica do noroeste peninsular”, disseram os investigadores, “que preenche uma lacuna importante nesta área, uma vez que os mais próximos paralelos estão em apresentações ao ar livre no vale de Foz Coa e Alto Sabor, no norte de Portugal, e nas cavernas de La Viña, Peña de Candamo ou Peña Oscura, na bacia do rio Nalón nas Astúrias”.


Fonte: Arte Capital

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

Saiba mais em blico e em Galicia Confidencial

Sobre a Caverna de Eirós veja em Wikipédia

vista aérea com a localização de Cancelo, na Galiza
42° 46' 12.29" N 7° 12' 23.78" W [ dados GE ]

fotografia de abertura - uma das pinturas descobertas mostra um quadrúpede [ fotografia legendada «Imagem das pinturas rupestres (DR/Universidade de Santiago de Compostela)» ] - do sítio internet Público, a quem agradecemos.

Sem comentários: