Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 22 de julho de 2012

Sepultura de cão com 7600 anos em Alcácer do Sal




Sepultura de cão com 7600 anos
em Alcácer do Sal
[ arqueologia ]
Poças de S. Bento, Alcácer do Sal

- - - - -

Sepultura de cão com 7600 anos em Alcácer do Sal

Um laboratório inglês confirmou que a sepultura de um cão mais antiga do Sul da Europa se localiza em Alcácer do Sal e que tem 7600 anos, informou hoje a Universidade de Lisboa.
O anúncio acontece quase um ano depois da descoberta da sepultura, nas escavações do concheiro mesolítico (do período entre 10.000 a 6000 A.C.) das Poças de S. Bento, em Alcácer do Sal. Um concheiro é uma estação arqueológica com grande acumulação de moluscos.
Segundo o laboratório da Universidade de Oxford, a sepultura tem 7600 anos e a dieta do animal incluía cerca de 25 por cento de proteínas de origem marinha, o que “provavelmente reflecte a alimentação dos seus donos”.
A datação foi obtida num acelerador de partículas, depois de preparadas as amostras obtidas a partir de pequenas costelas do animal.


- - - - -

fotografia de abertura - a sepultura com os restos do cão sepultado pelos caçadores-recolectores mesolíticos - do sítio internet jornal Público, a quem agradecemos.

Sem comentários: