Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 21 de julho de 2012

Encontrada cerâmica com 20 mil anos




Encontrada cerâmica
com 20 mil anos
[ arqueologia ]
Xianrendong, China

- - - - -

Já se fazia cerâmica há 20 mil anos
Descoberta altera teoria sobre aparecimento de cerâmica ligada ao desenvolvimento da agricultura
Fragmentos encontrados na gruta Xianrendong, sul da China
Fragmentos de cerâmica descobertos na gruta Xianrendong, no sul da China, têm 20 mil anos, de acordo com a datação realizada por uma equipa de arqueólogos dirigidos por Ofer Bar-Yosef, da Universidade de Harvard. O vaso foi utilizado, provavelmente para cozinhar alimentos em água ou mesmo para preparar bebidas alcoólicas.
Até há bem pouco tempo, pensava-se que a cerâmica teria sido inventada há aproximadamente 10 mil anos a par do desenvolvimento da agricultura e da sedentarização, ou seja, com o advento do Neolítico. O artigo sobre a descoberta está publicado na «Science».
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - o local das escavações onde as cerâmicas foram encontradas; as marcas indicam a localização das peças de barro - do sítio internet .:Correio Braziliense:., a quem agradecemos.

Sem comentários: