Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Rómulo e Remo mais novos do que se pensava




Rómulo e Remo mais novos do que se pensava
[ arqueologia / arte ]
Roma

- - - - -

Rómulo e Remo mais novos do que se pensava

O jornal “Corriere della Sera” e outros meios de comunicação italianos online revelam que estudos recentes mostram que a estátua de bronze, de 75 centímetros de altura é 1700 anos mais nova do que se acreditava. Foi em 1996, quando a estátua – que pertence aos Museus Capitolinos de Roma – precisou de ser restaurada, que os especialistas começaram a ter dúvidas em relação à sua datação.
Numa conferência de imprensa em que participaram o director dos Museus Capitolinos, Claudio Parisi Presicce, e o superintendente dos Bens Culturais, Umberto Broccoli, foi explicado aos jornalistas que depois de uma série de estudos, que começaram a ser feitos em 2009, se pensa agora que a estátua é uma cópia medieval de um original etrusco. Os peritos da Universidade de Salento, que realizaram os exames analisando matéria orgânica – restos de terra e plantas – e fizeram a datação por radio carbono, dizem que a atribuição ao século XI e XII tem uma margem de erro muito pequena: é 95,4% correcta.


- - - - -


fotografia de abertura - maqueta da cidade de Roma como era na época do seu apogeu - do sítio internet Les reconstruccions in situ en l’ arqueologia, a quem agradecemos.

Sem comentários: