Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 21 de julho de 2012

Está a ser decifrado o DNA do humano moderno mais antigo da pré-História




Está a ser decifrado o DNA
do humano moderno
mais antigo da pré-História
[ genética ]

- - - - -

DNA de humano moderno mais antigo da pré-História está a ser decifrado
Investigadores espanhóis analisam material genético de dois indivíduos com 7 mil anos
Mandíbula com 7 mil anos
Uma equipa de cientistas dirigida por Carles Lalueza-Fox, do Conselho Superior de Investigações Científicas espanhol (CSIC), acaba de obter os primeiros dados de genoma humano do Mesolítico. Os investigadores recuperaram parte do genoma e do DNA mitocondrial de dois indivíduos que viveram há 7 mil anos.
Os vestígios foram encontrados no sítio de La Braña-Arintero (León, Espanha). Os resultados estão publicados na revista «Current Biology». Este é o mais antigo material genético humano alguma vez encontrado, superando o famoso Ötzi, o 'Homem do Gelo', em 1700 anos.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

imagem de abertura - caçadores do Mesolítico [ 10.000 a.C.— 5.000 a.C. ] - do sítio internet Drawings & Scientific Illustration od Nature by Marcos Oliveira © Marcos Oliveira, a quem agradecemos.

Sem comentários: