Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Versão desconhecida do 'mapa mundi' que baptizou a América encontrada em Munique




Versão desconhecida do 'mapa mundi'
que baptizou a América encontrada em Munique
[ cartografia ]
Munique, Alemanha

- - - - -

Encontrada versão desconhecida do 'mapa mundi' que baptizou a América
'Mapa de Waldseemüller', do século XVI, estava na Biblioteca da Universidade de Munique
Mapa de Waldseemüller data do século XVI (clique para ampliar)
Investigadores alemães da Biblioteca Universidade de Munique acharam um exemplar desconhecido do 'mapa de Waldseemüller', o primeiro em que o 'Novo Mundo' é nomeado como 'América'. Klaus-Rainer Brintzinger, director da biblioteca, considera esta descoberta sensacional, uma vez que se conhecem muito poucos exemplares deste mapa desenhado pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, que viveu entre 1470 e 1522.
Este mapa, descoberto por duas investigadoras encarregadas de fazer a correcção do catálogo da biblioteca, estava guardado entre duas gravuras de geometria num lote de livros e documentos do século XIX, que até agora tinha passado despercebido.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - carta com a representação da linha divisória do Tratado de Tordesilhas assinado por Portugal e Espanha [ fonte Museo del Tratado de Tordesillas ] - do sítio internet :: Tordesilhas, Lugar Privilegiado ::, a quem agradecemos.

Sem comentários: