Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Igreja setecentista de Viana do Castelo em ‘risco de colapso’




Igreja setecentista de Viana do Castelo
em ‘risco de colapso’
[ património ]
Viana do Castelo

- - - - -

Igreja setecentista de Viana do Castelo em ‘risco de colapso’
Uma igreja setecentista, no centro de Viana do Castelo, apresenta «risco de colapso», mas a intervenção urgente de que necessita será suportada pelo município face à falta de recursos por parte da diocese.
«Esta igreja era propriedade da Câmara Municipal, mas foi-nos cedida há cerca de cinco anos, já muito debilitada. O problema é que, sozinhos, não temos recursos financeiros para assumir esta reabilitação», explicou hoje à Agência Lusa o padre Armando Dias, da Sé de Viana do Castelo.
Segundo o pároco, um relatório recente do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) aponta o risco de «derrocada» ao nível da parede norte e dos telhados da Igreja do Convento de Santo António, construída em 1625, considerada como um exemplar único da época e descrita pelos especialistas como possuindo «características arquitectónicas muito importantes».
(…)


- - - - -


fotografia de abertura - a Igreja de Santo António do Convento de Santo António dos Capuchos, em Viana do Castelo [ a sua data de construção remonta ao século XVII; 41° 41' 51.77" N 8° 49' 41.52" W - dados GE ] - do sítio internet Olhar Viana do Castelo, a quem agradecemos.

Sem comentários: