Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Inquisição em Lamego




A Inquisição em Lamego
[ história ]
Lamego

- - - - -

Inquisição em Lamego revelada em trabalho de doutoramento
Maria Manuela Vaquero explica como funcionou Tribunal da Inquisição
renegado por historiadores reconhecidos

Maria Manuela Vaquero, doutorada pela UTAD
Com uma tese de doutoramento inovadora, Maria Manuela de Sousa Vaquero Freitas Ferreira, professora do primeiro ciclo, agora doutorada em Cultura Portuguesa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, dá a conhecer como funcionou o Tribunal da Inquisição de Lamego, renegado por historiadores reconhecidos como Joaquim de Azevedo e Manuel Gonçalves da Costa.
Em conversa com o «Ciência Hoje», a investigadora lamecense, referiu que com este estudo pretendeu “trazer à luz do dia um Tribunal, que embora de vida efémera (existiu entre 1541 e 1547) desempenhou uma função algo demolidora a nível da sociedade lamecense”.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

imagem de abertura - um Tribunal Eclesiástico do Santo Ofício, também conhecido por Tribunal da Inquisição - do sítio internet A Essência da Pólvora, a quem agradecemos.


Sem comentários: