Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 13 de agosto de 2011

O Jardim Público de Oeiras e a Foz da Ribeira da Lage


Iniciativas de Verão 2011
Caminhos da Memória - Visitas Guiadas

vista parcial do aprazível Jardim Municipal de Oeiras,
nascido das antigas Quintas do Arriaga e do Proença

O Jardim Público de Oeiras
e a Foz da Ribeira da Lage
[ visita guiada ]
Rodrigo Dias, Jorge Miranda, José Meco e Joaquim Boiça [ cicerones ]
20 Agosto 2011, 09h00
Jardim Público de Oeiras - portão norte, próximo do Palácio do Marquês [ ponto de encontro ]
mediante pré-inscrição / n.º limitado

- - - - -

Jardim Municipal de Oeiras
(...)
Um dos muitos espaços verdes que têm vindo a ser recuperados na zona, possui lagos, árvores, patos, pombos e um grande espaço infantil, com um parque de baloiços e outras diversões. 
Merece destaque a Ludoteca, a funcionar numa carruagem de carro eléctrico, onde os mais pequenos podem ler, desenhar, pintar e jogar, entre outras actividades. 
O jardim, dividido longitudinalmente pela ribeira da Laje, que em tempos abasteceu Oeiras, mas pela qual, hoje, apenas corre um ínfimo fio de água, surge da junção de duas quintas: do lado direito, a Quinta do Arriaga, conhecida pelo seu bosque, tanques e arcos; do lado esquerdo, a Quinta do Proença, onde se vêem tanques de rega e o jardim das laranjeiras.
Sílvia Padrão


- - - - -

Jardim Municipal de Oeiras

(...)
O Jardim Municipal de Oeiras, também conhecido como Jardim Almirante Gago Coutinho, ou ainda Parque dos Gatos, está situado entre a vila de Oeiras e os Jardins do Marquês de Pombal.
O Jardim surge da junção de duas quintas: do lado direito, a Quinta do Arriaga, conhecida pelo seu bosque, tanques e arcos; do lado esquerdo, a Quinta do Proença, onde se vêem tanques de rega e o jardim das laranjeiras. Estas duas Quintas estão divididas longitudinalmente pela ribeira da Laje, que em tempos abasteceu Oeiras, mas pela qual hoje apenas corre um ínfimo fio de água. Existem duas pontes que permitem a travessia de um lado para o outro: uma junto ao estacionamento e outra a meio do jardim.
Neste espaço verde de grande dimensão, podem-se observar várias zonas de descanso, uma esplanada, parques infantis, lagos, fontes, patos, pombos, árvores, e muito mais. Também possui uma Ludoteca numa carruagem de um eléctrico antigo, onde as crianças podem realizar várias actividades lúdicas, como ler, jogar, pintar, desenhar, entre outras.
Quando se passeia pelo jardim é perceptível a enorme quantidade de gatos lá presentes. Estes fazem parte de um projecto-piloto a decorrer neste jardim, que tem como objectivo o controlo biológico de roedores. Portanto não estranhem que enquanto procuram a cache, eles se cheguem junto de vocês, bastante simpáticos e curiosos. Costumam realizar-se vários eventos neste Jardim, como as Festas de Oeiras, Feiras de Velharias, Mercados Biológicos e muito mais.
Existem quatro entradas possíveis para este Jardim: duas junto à Câmara Municipal de Oeiras e duas do lado oposto, a caminho da estação da CP de Oeiras ou da Marginal. Recomenda-se que entrem pela porta do estacionamento do parque, cujas coordenadas da entrada são: N 38º 41.230’ W 9º 18. 935’
(…)


- - - - -

Jardim Municipal, Ribeira da Lage e Rua José Diogo da Silva, Oeiras , meados da década de 40 do século XX

- - - - -


vista aérea do Jardim Municipal e da foz da ribeira da Lage

Inscrições:
Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra tlf. 21 441 64 64
geral@jf-oeiras.pt
Rua Marquês de Pombal, 42
2780-289 Oeiras [ Centro Histórico ]
09h00-12h30 / 14h00-17h30

fotografia de abertura © josé antónio comunicação visual, reprodução proibida.
fotografia a preto e branco de António Passaporte, do Arquivo da Câmara Municipal de Oeiras, n.º 38
fotografia aérea Google Earth

Sem comentários: