Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Descoberto novo troço da rampa de defesa do Convento de Cristo




nesta imagem está bem visível o alambor do Castelo de Tomar

Descoberto novo troço
da rampa de defesa do Convento de Cristo
[ arqueologia ]
Tomar


- - - - -

Descoberto novo troço da rampa de defesa do Convento de Cristo

O presidente da Câmara de Tomar anunciou ontem à Lusa ter sido descoberto na envolvente ao Convento de Cristo um troço do alambor do século XII, que circunda o castelo templário. O anúncio de Corvelo de Sousa ocorreu menos de 24 horas após dois blogues de defesa do património de Tomar darem como certa a destruição de parte substancial do alambor, em resultado de obras a cargo da autarquia.
Este alambor, uma rampa muito inclinada construída junto à base da muralha para dificultar o assalto, é tido como o primeiro e maior existente em Portugal. Segundo o Departamento de Salvaguarda do Igespar, já foram “dadas instruções à Câmara de Tomar no sentido de se preservar e valorizar esses vestígios”.
(…)
Fonte: Público, 24.08.2011

a notícia está aqui


- - - - -

fotografia de abertura do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.

Sem comentários: