Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Viseu - Antiga sinagoga acolhe Museu de História da cidade



Igreja da Misericórdia, Viseu

Antiga sinagoga acolhe
Museu de História da cidade
[ museologia ]
Viseu

- - - - -

Antiga sinagoga acolhe Museu de História da cidade
O edifício que terá acolhido nos séculos XV e XVI a sinagoga da comunidade judaica de Viseu vai ser reabilitado e terá a dupla função de Museu de História da cidade e sede do Museu Municipal.
Situado na Rua Direita 116/Rua da Árvore 1-7 (antiga «Papelaria Dias»), o edifício insere-se na Zona Histórica de Protecção à Sé e, consequentemente, na Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística (ACRRU). Com esta recuperação, a Câmara de Viseu e a Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Viseu Novo dão mais um passo no objectivo de reforçar a rede municipal de museus, requalificando e regenerando o centro histórico com o lançamento de mais uma empreitada. Fonte da SRU refere que o concurso público foi lançado em Julho, terminando o prazo de entrega de propostas na próxima semana. A empreitada tem um preço base de 759 mil euros (sem IVA), devendo ficar concluída no prazo de 18 meses. (…)
Fonte: Café Portugal


notícia aqui

- - - - -





Sinagoga
[ antiga papelaria Dias ]
Rua Direita 116 x Rua da Árvore 1-7 
Viseu
40° 39' 31.02" N / 7° 54' 38.69" W


fotografia de abertura © josé antónio comunicação visual, reprodução proibida.
fotografia da Sinagoga do sítio internet Expresso a quem agradecemos.

Sem comentários: