Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Onde nasceu Afonso Henriques? Conheça a nova teoria…



Castelo de Guimarães

Onde nasceu Afonso Henriques?
Conheça a nova teoria…
[ história ]
Guimarães / Viseu

- - - - -

Onde nasceu Afonso Henriques? Conheça a nova teoria…

Barroso da Fonte defende que Afonso Henriques nasceu em Guimarães, em 111, ao contrário do que sustenta uma outra versão que aponta para o nascimento em 1109 em Viseu.
(…)
À margem dos festejos, em declarações à Agência Lusa, o autor do livro “Afonso Henriques – 900 Anos”, Barroso da Fonte, esclareceu que “sempre se festejou o aniversário de D. Afonso Henriques a 25 de Julho e sempre se apontou o ano de 1111 como o ano de nascimento do primeiro rei de Portugal”. Quanto ao local de nascimento “dizem a tradição e as evidências que foi em Guimarães”. No entanto, as comemorações oficias, às quais se associou o Presidente da República, foram em 2009 e divididas entre Guimarães e Viseu, cidade então avançada como “provável” local de nascimento de D. Afonso Henriques. “Um terrível engano que não encontra sustentabilidade em nenhum documento histórico”, entende Barroso da Fonte.
(…)
A data de 1109 “que entretanto se instituiu como oficial” é por isso “errada”, tal como, defende o autor, “não há razão para acreditar que o local de nascimento foi Viseu, e não Guimarães”.
Barroso da Fonte invocou à Agência Lusa as datas do Foral de Guimarães e do Foral de Viseu como “indicador” do local “mais provável” onde nasceu o primeiro rei de Portugal. “O Foral de Guimarães data de 1096 e foi outorgado por D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques, enquanto que o Foral de Viseu é apenas de 1123, afirmou. Estas datas, adiantou Barroso da Fonte, “mostram que D. Henrique e D. Teresa, pais de Afonso Henriques, viviam em Guimarães entre 1109 e 1111, as datas prováveis para o nascimento deste”. Quanto ao dia do nascimento, defendido por alguns ter sido a 05 de agosto, Barroso da Fonte apontou novamente a “tradição” como fiável.
(…)
Fonte: JN


notícia aqui

- - - - -

fotografia de abertura do sítio internet Escola Secundária Martins Sarmento a quem agradecemos.

Sem comentários: