Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 21 de agosto de 2011

São João da Pesqueira - Vindouro - Festa Pombalina





Vindouro
Festa Pombalina
[ festa ]
02 a 04 Setembro 2011
São João da Pesqueira

- - - - -


São João da Pesqueira - «VINDOURO: Festa Pombalina»
De 2 a 4 de Setembro, decorre mais uma edição da VINDOURO, iniciativa que destaca o vinho e a gastronomia. Ao mesmo tempo, celebra-se o século XVIII e uma das suas figuras maiores, responsável pelo desenvolvimento da actividade vinícola na região, o Marquês de Pombal.
Café Portugal | terça-feira, 16 de Agosto de 2011
O parque de exposições de São João da Pesqueira vai acolher nesta Festa dezenas de produtores do vinho do Porto deste concelho. Para além de provas de vinhos, haverá tasquinhas no Mercado Pombalino onde o público pode deliciar-se com os melhores pratos da gastronomia tradicional, acompanhados pelos vinhos da região. 
No dia 2 de Setembro decorre, à margem deste evento, a II Edição da Conferência «Vitivinicultura Duriense - Novos Rumos», onde irão ser debatidos os mais variados temas relacionados com o sector do vinho.
Entre eles, destaque para os seguintes painéis: «Os factores de crescimento agrícola», «Viticultura, Enologia e Turismo», «O rejuvenescimento do tecido empresarial agrícola», «A promoção e exportação de Vinhos», «O mercado global do vinho; casta, origem e marca», «O impacto das alterações climáticas nos vinhedos do Douro», «Viticultura Biológica», «A preservação do Património Cultural do Douro». No final da tarde haverá uma prova degustação de vinhos e sabores do Douro com a presença de vários produtores da região.
No centro histórico, os visitantes poderão visitar os mais variados expositores de produtos tradicionais durienses e divertir-se. Haverá muita animação de rua que recupera a época do século XVIII e que vai retratar, como já é tradição na «VINDOURO» uma das figuras mais proeminentes da região, o Marquês de Pombal, que terá vivido, ainda na sua juventude, em São João da Pesqueira, e responsável mais tarde pelo desenvolvimento da actividade vinícola da região.
Durante os quatro dias, a música também não faltará com destaque para a realização da I Grande Noite do Fado «Pesqueira Coração do Douro», no dia 2 de Setembro, pelas 21h30, e que contará com a participação de artistas da região. A música pombalina será igualmente uma constante ao longo de toda a festa, em honra do Marquês de Pombal. 
O certame «VINDOURO - Festa Pombalina» é organizado pelo município de São João da Pesqueira e a entrada é gratuita. 
Local: São João da Pesqueira
Horários
Links: Programa 
Contactos: Telefs: 254 489 999

notícia aqui

fonte Café Portugal através de Ludovina Figueiredo, no Facebook

- - - - -


fotografia de abertura do sítio internet Canela & Hortelã a quem agradecemos.
fotografia das Uvas do sítio internet Imagens de Domínio Público © Patricia Crosstown a quem agradecemos.

Sem comentários: